sexta-feira, 8 de julho de 2016

Log Cabin:o famoso padrão do patchwork também em crochê


É incrível como que a arte  acima de tudo, não engloba apenas a beleza de um trabalho manual, é também participante ativo na história de um povo. Um belo exemplo disso é a história por trás de um dos designs mais populares do patchwork: o "Log Cabin", que também pode ser reproduzido utilizando-se a técnica do crochê, assim como eu fiz.


Traduzindo para o nosso português, "Log Cabin" significa "cabana de toras", parece bem estranho, não é mesmo? Mas, quando estudamos sobre a história e origem desse padrão, percebemos qual o verdadeiro sentido desse nome.

Para encontrarmos a história da técnica precisamos rememorar os pioneiros americanos do século XIX, que viviam em suas cabanas de toras.

.
Nesse período, era muito comum os homens saírem para caçar e as mulheres ficarem meses em suas cabanas sozinhas, cuidando dos filhos. Nos tempos livres, quando terminavam os afazeres domésticos, elas não tinham muito o que fazer e ficavam muito ociosas.  Diz a lenda, que certa vez, elas se reuniram para pensar em algo para ocupar todo esse  tempo livre.

Decidiram pegar todas as roupas velhas, cortarem em tiras e unir da mesma forma que são construídas suas cabanas: um quadrado central e toras ao redor.



Quando essas mulheres decidiram começar a fazer esse trabalho, elas estavam reunidas na cabana ao redor do fogo, por isso, originalmente esse motivo começa com um quadrado central vermelho, ou laranja, simbolizando esse fogo.


Um lado é mais claro, porque simboliza a parte que recebe a luz do fogo. E o outro lado é mais escuro, simbolizando a sombra gerada na parte de trás do fogo.





E tem mais....
Quando os homens iam lutar nas guerras e morriam, essas mulheres em luto, faziam esse quadrado central na cor negra e dependuravam as colchas e mantas de patch nas varandas e janelas das cabanas.

O log cabin também é considerado um grande símbolo abolicionista, pois uma casa que tinha uma colcha de log cabin na janela, cujo centro do bloco era negro, era uma casa segura para os escravos fugitivos, ou seja, representava a casa de um abolicionista. Nos mostra a história, que os quilts feitos pelas mulheres do norte dos Estados Unidos, neste período, continham inscrições sobre os males da escravidão.

Misturam-se lendas e fatos reais, mas o certo é que ambos foram contados de geração a geração, e que nos dão maior motivação para admirar e querer aprender sobre essa arte que tem sua origem no patchwork.

 E, como as artes conversam entre si e, por vezes, realizam um intercâmbio, o padrão do log cabin também foi adaptado para o crochê e o resultado ficou tão lindo quanto, permitindo quem não tem muita habilidade com costura (que é o meu caso), também pudesse confeccionar esse lindo motivo.





 Dependendo da forma que você posiciona os quadrados, você terá uma peça completamente diferente da outra, como nos exemplos abaixo:










Para a confecção dessa peça, eu utilizei o fio Barroco Maxcolor, da Círculo.

Se você gostou desse post, compartilhe nas suas redes sociais.

Não esqueça de se inscrever aqui no blog e ficar por dentro de todas as novidades!

Acompanhe o meu trabalho também pelo instagram: @luciana_ponzo

Inscreva-se na minha página do youtube: youtube.com/lucianaponzo



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.